Crédito Hipotecário: O que é e para que serve?
27 de Agosto, 2024
Sumário: ''As operações de crédito hipotecário têm um enorme potencial e podem servir as mais diversas finalidades. (...) Pode sempre contar com prazos mais alargados e taxas de juro mais baixas, face ao crédito ao consumo.''
O Crédito Hipotecário é um tipo de operação de crédito em que um banco aceita conceder um empréstimo, na condição de hipotecar um imóvel como garantia.
É o caso típico das operações de crédito habitação, em que um particular interessado na compra de um imóvel pede um empréstimo ao banco. Sendo aprovado, o banco empresta uma determinada quantia, que o cliente vai amortizar em prestações mensais. Até que se verifique a amortização total do capital financiado, o banco mantém uma hipoteca registada sobre o imóvel. O que significa que, se o cliente bancário deixar de pagar, o banco pode através de um procedimento judicial, vender o imóvel de forma a reaver o valor em dívida.
Pelo contrário, já não será considerada uma operação de crédito hipotecário, as operações em que são prestadas outros tipos de garantias, como a fiança ou a reserva de propriedade automóvel, muito frequente nos créditos ao consumo.
Quais as finalidades de um Crédito Hipotecário?
O crédito habitação é a operação de crédito hipotecário mais conhecida. Através deste produto de crédito, os particulares pedem um financiamento para comprarem ou construírem as suas habitações.
No entanto, o crédito hipotecário pode ser utilizado para outras finalidades. Pode recorrer a esta modalidade de crédito para, por exemplo:
- Pedir capital para obras;
- Amortizar créditos pessoais;
- Pedir o valor necessário para comprar um terreno;
- Pedir o valor da entrada que o seu filho precisa para comprar um imóvel;
- E tantas outras possibilidades.
Quais são as condições para ter acesso a um Crédito Hipotecário?
Como em qualquer operação de crédito, deverá ser comprovado a capacidade financeira para liquidar o crédito. E, por essa razão, numa fase inicial terá de ser submetido o processo a uma aprovação comercial. Nessa fase o banco vai aferir se a sua condição económica e profissional lhe permite ter acesso a crédito. Tendo esta aprovação, seguir-se-á uma avaliação bancária ao imóvel. Uma vez que está a oferecer um imóvel como garantia, é importante que o banco saiba qual é o valor dessa garantia imobiliária para que o possa financiar com segurança. Repare que o imóvel que está a oferecer de garantia ao banco, não tem necessariamente de ser um imóvel da sua propriedade. Pode ser um imóvel de um terceiro (familiar ou amigo), desde que aceite hipotecá-lo. Os rácios financiamento-garantia dependem de banco para banco. Alguns bancos são mais exigentes do que outros em relação ao valor desta garantia imobiliária, por isso, é importante pensar sobe o valor previsível da avaliação do imóvel para definir o banco onde se vai pedir empréstimo.
Posso pedir um Crédito Hipotecário se já tiver Crédito Habitação?
Sim, pode fazê-lo desde que cumpra os mesmos requisitos que abordamos acima – terá de demonstrar a sua capacidade financeira e de ter uma avaliação bancária favorável. Essa modalidade é conhecida como crédito conexo, multifunções ou multiopções. Na prática, dá de garantia o mesmo imóvel no crédito habitação e no crédito conexo. Deixa de ter apenas um contrato de crédito e passa a ter dois. Pode pedir este reforço do seu crédito habitação no seu banco, mas provavelmente vão exigir-lhe o pagamento de comissões bancárias e custos associados à nova escritura. Para evitar este encargo, deve ponderar transferir o seu crédito habitação para outro banco e, em simultâneo, pedir o crédito multifunções. Existem muitas campanhas de transferência de crédito habitação que isentam os clientes das comissões dos dois processos.
As operações de crédito hipotecário têm um enorme potencial e podem servir as mais diversas finalidades. Para além disso, pode sempre contar com prazos mais alargados e taxas de juro mais baixas, face ao crédito ao consumo. São muitas vezes a única solução para conseguir ter acesso a um determinado valor de financiamento. Por isso, não deve deixar de ter esta solução em consideração.
Falar com um Especialista em Crédito Habitação