24 de Julho, 2023
Processo n.º 681/2018
Emissão de faturas-recibo em ano diferente do ano da prestação do serviço
Síntese Comentada
24 de Abril, 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
Ver planos e ofertas
Criar conta gratuita Ver planos e ofertas Já sou assinanteDoutrina
Emissão de faturas-recibo em ano diferente do ano da prestação do serviço
Pretende a requerente saber se deve declarar faturas emitidas, mas não recebidas, na declaração modelo 3 do ano da sua emissão ou no ano do seu recebimento.
1 - Estando a contribuinte enquadrada no regime simplificado de tributação para efeitos de determinação dos rendimentos da categoria B, está obrigada à emissão de fatura para efeitos de IVA, pelo que o rendimento deverá ser declarado no quadro 4 do anexo B da declaração modelo 3 de IRS do ano que corresponde ao da realização da prestação de serviços (da obrigatoriedade de emissão de fatura).
2 - Por outro lado, quanto à retenção na fonte do IRS, e dado que a obrigação de reter se constitui no momento do pagamento ou colocação à disposição dos rendimentos e com a aplicação da taxa em vigor nesse momento, a mesma é declarada na modelo 3 de IRS do ano em que for efetuado o pagamento.
Conteúdo relacionado
10 de Março, 2023
Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo – Processo n.º0655/22.5BELRS
14 de Janeiro, 2023