18 de Fevereiro, 2023
Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo – Processo n.º 0162/20.0BEMDL
29 de Agosto, 2022
Sumário
I - Nos termos do artigo 32.º do RGIT, na redação em vigor ao tempo da infração e da prolação da sentença recorrida, a atenuação especial da coima dependia da verificação de dois pressupostos: i) o reconhecimento da responsabilidade por parte do infrator; ii) a regularização da sua situação tributária até à decisão do processo.
II - Os dois referidos pressupostos são cumulativos e distintos, não se podendo retirar da regularização da situação tributária o reconhecimento da responsabilidade pelo infrator.
III - Não reconhece a responsabilidade o arguido que notificado para apresentar defesa, requer a suspensão do processo contraordenacional com fundamento na pendência de reclamação graciosa, na qual é discutida a legalidade da liquidação subjacente à infração, e não se conformando com o seu indeferimento interpõe recurso hierárquico, terminando a litigar contenciosamente, em ação administrativa especial, que é julgada improcedente, e só após o trânsito desta sentença regulariza a situação tributária.
Conteúdo relacionado
9 de Janeiro, 2023
Diário da República n.º 6/2023, Série I de 2023-01-09
- Decreto Legislativo Regional n.º 5/2023/MAdaptação do regime jurídico da aquicultura à Região Autónoma da Madeira
17 de Dezembro, 2022