Diploma

Diário da República n.º 230, Suplemento, Série I, de 2020-11-25
Despacho do SEAAF n.º 451/2020-XXII, de 27 de novembro

Aplicação do justo impedimento durante a vigência do estado de emergência

Tipo: Despacho
Número: 451/2020-XXII
Publicação: 14 de Dezembro, 2020
Disponibilização: 27 de Novembro, 2020
Despacho n.º 451/2020-XXII, de 27 de novembro

Síntese Comentada

Atendendo ao impacto significativo da emergência de saúde pública ocasionada pela epidemia COVID-19, instituiu-se a possibilidade da figura do justo impedimento ser aplicada aquando do cumprimento das obrigações declarativas fiscais, relativamente a contribuintes ou contabilistas certificados, nas situações de infeção ou de isolamento profilático declaradas ou determinadas por autoridade de saúde. O despacho do SEAF[...]

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Diploma

Considerando os efeitos da pandemia COVID-19 na atividade económica, em particular na dimensão das condições de cumprimento das obrigações fiscais por parte dos cidadãos e das empresas, o Governo tem vindo, sucessivamente através de diversos despachos, a conceder uma dilação dos prazos de cumprimento voluntário destas obrigações e a reforçar as condições para um efetivo cumprimento num quadro de fortalecimento do princípio de colaboração mútua entre a Administração Fiscal e os cidadãos e as empresas.

Com efeito, todas as medidas adotadas reforçam o paradigma de relacionamento da AT com os contribuintes, baseado em princípios de colaboração recíproca e de incremento de mecanismos facilitadores do cumprimento de obrigações fiscais de modo voluntário.

Neste sentido, determino que, desde a declaração de estado de emergência pelo Decreto do Presidente da República n.º 51-U/2020, que produziu efeitos desde 9 de novembro de 2020, e enquanto este se mantiver vigente, devem considerar-se aplicáveis os pontos 5, 6 e 7 do meu Despacho n.º 129/2020/XXll.

Despacho do SEAAF n.º 451/2020-XXII, de 27 de novembro

Considerando os efeitos da pandemia COVID-19 na atividade económica, em particular na dimensão das condições de cumprimento das obrigações fiscais por parte dos cidadãos e das empresas, o Governo tem vindo, sucessivamente através de diversos despachos, a conceder uma dilação dos prazos de cumprimento voluntário destas obrigações e a reforçar as condições para um efetivo cumprimento num quadro de fortalecimento do princípio de colaboração mútua entre a Administração Fiscal e os cidadãos e as empresas.

Com efeito, todas as medidas adotadas reforçam o paradigma de relacionamento da AT com os contribuintes, baseado em princípios de colaboração recíproca e de incremento de mecanismos facilitadores do cumprimento de obrigações fiscais de modo voluntário.

Neste sentido, determino que, desde a declaração de estado de emergência pelo Decreto do Presidente da República n.º 51-U/2020, que produziu efeitos desde 9 de novembro de 2020, e enquanto este se mantiver vigente, devem considerar-se aplicáveis os pontos 5, 6 e 7 do meu Despacho n.º 129/2020/XXll.