Artigo 120.º – Base de incidência contributiva para trabalho mensal em regime de tempo completo
Entrada em vigor desta redacção: 1 de Janeiro, 2011
1 - A base de incidência contributiva dos trabalhadores contratados ao mês em regime de tempo completo corresponde a uma vez o valor do IAS, sem prejuízo do disposto nos números seguintes.
2 - Mediante acordo escrito entre o trabalhador e a entidade empregadora, pode ser considerada como base de incidência a remuneração efectivamente auferida nos termos do disposto nos artigos 44.º e seguintes.
3 - Nas situações em que os trabalhadores com contrato mensal não prestem serviço durante todo o mês, por motivo de admissão, cessação de contrato de trabalho, baixa por doença ou qualquer outra causa, é considerada a remuneração correspondente ao número de dias de trabalho efectivamente prestado.
4 - Para efeitos do número anterior, tratando-se de remuneração convencional, a remuneração diária é determinada nos termos do disposto no n.º 2 do artigo anterior.
5 - A opção pela base de incidência prevista no n.º 2 só pode ser formulada se o trabalhador tiver idade inferior à prevista no mapa do anexo I e a capacidade para o exercício da actividade se encontre atestada por médico assistente.
[ver mais]1 de Agosto, 2016
O presente artigo versa sobre a base de incidência contributiva quando esteja em causa trabalhadores do serviço doméstico com contrato de regime mensal e a tempo completo, em que segundo o n.º 1 corresponderá a uma vez o valor do IAS, o qual se encontra atualmente fixado em € 419,22 (quatrocentos e dezanove euros e [...]
Conteúdo exclusivo para assinantes
Ver planos e ofertas
Criar conta gratuita Ver planos e ofertas Já sou assinante