Artigo 25.º – Citações, notificações e outras diligências em juízo do trabalho alheio
Entrada em vigor desta redacção: 10 de Novembro, 2024
1 - As citações e notificações que não devam ser feitas por via eletrónica, via postal ou por mandatário judicial, bem como as diligências que, no critério do juiz da causa, não exijam conhecimentos especializados, são solicitadas:
a) Ao juízo do trabalho territorialmente competente na área em que tenham de ser efetuadas;
b) A qualquer juízo territorialmente competente, se a área em que tenham de ser efetuadas não for abrangida pela competência de um juízo do trabalho.
2 - As diligências que exijam conhecimentos especializados são solicitadas, salvo disposição em contrário:
a) Ao juízo do trabalho territorialmente competente na área em que tenham de ser efetuadas;
b) Ao juízo competente para conhecer de questões do foro laboral na área em que tenham de ser efetuadas, se a mesma não for abrangida pela competência de um juízo do trabalho.
3 - Quando exista mais de um juízo do trabalho na mesma comarca, a respetiva competência, para efeito do disposto no n.º 1, determina-se de acordo com a área de jurisdição dentro dessa comarca.
[ver mais]7 de Janeiro, 2024
A norma em análise mantém-se, na sua essência, inalterada quanto à sua versão original, sofrendo uma atualização terminológica pela Lei n.º 107/2019, de 09/09, substituindo-se a referência aos tribunais por juízos.
Nas situações em que as citações e notificações não devam ser efetuadas por via postal nem por mandatário judicial, bem como quanto a diligências [...]
Conteúdo exclusivo para assinantes
Ver planos e ofertas
Criar conta gratuita Ver planos e ofertas Já sou assinante